[Catacumba] O Abismo Negro

O Abismo Negro - Climax

Ficção científica era um filão tão popular nos anos 70/80 que até a Disney criou grandes clássicos do gênero, embora O Abismo Negro nem de longe seja reverenciado como Tron. Recentemente surgiu a notícia de que um dos roteiristas de Prometheus está a cargo do remake do filme que analisaremos hoje, então é bem oportuno que conhecemos a obra original antes da refilmagem apagá-la da história.

black_hole_79_posterTripulada pelo Capitão Dan Holland, pelo primeiro oficial Charlie Pizer, a cientista Kate McRae, o jornalista Harry Booth, e pelo líder da expedição Alex Durant, a USS Palomino retornava para o planeta Terra quando se depara com um buraco negro. O curioso é que próximo dali paira uma embarcação que aparenta ignorar o enorme poder gravitacional do buraco negro, permanecendo inerte e sereno em meio à um território caótico. Com um olhar mais atento, eles percebem que o artefato se trata da USS Cygnus, antiga estação espacial terrestre que havia sido considerada perdida há mais de 20 anos. Ela parecia abandonada, mas como o pai de um dos membros da Palomino era parte da tripulação da Cygnus, os exploradores resolvem verificar mais de perto o que está acontecendo. Mas quando aproxima-se dela, sua nave é pega por um campo gravitacional nulo e acaba sendo danificada num acidente, obrigando-os a adentrar a antiga estação em busca de peças para consertar sua pequena nave. Foi quando descobriram que a estação ainda estava habitada…

Ao embarcar na Cygnus, os exploradores são escoltados por robôs até o comandante da estação, Dr. Hans Reinhardt, um brilhante cientista que alegava ter um método de entrar em segurança no buraco negro e apartir dele alcançar outros pontos do universo. Há 20 anos a Cygnus ficou presa em um campo de asteróides próximo ao buraco negro, ele ordenará que toda a tripulação retornasse a Terra enquanto ele permaneceria ali para estudar o fenômeno. Um dos membros originais da Cygnus havia decidido ficar e auxiliar na pesquisa, e este este era o pai da Dra. Kate, mas Reinhardt alegava que ele tinha morrido há muito tempo e que no momento ele só tinha ajuda dos robôs que ele mesmo havia criado. O cientista parecia muito feliz com a recente visita de outros humanos, e esperava que eles participassem de sua experiência de adentrar o buraco negro. Mas ao perceber que os robôs da Cygnus não eram exatamente o que Reinhardt alegava, começava uma corrida contra o tempo para fugir da nave antes que a experiência realmente começasse e levasse todos a morte.

O Abismo Negro - Cygnus

Um dos melhores filmes de ficção cientifica já feitos, O Abismo Negro fala sobre a loucura de um homem sacrificando todas as leis humanas em busca do que acreditava ser um objetivo superior, a a obtenção do conhecimento máximo. O primeiro terço do filme não deixa isso claro, chegando a ser enfadonho devido aos personagens sem carisma que habitam a Palomino, mas assim que vislumbramos o Dr. Reinhardt e seu servo robótico Maximilliam, é difícil prever o que acontecerá a seguir.

ReinhardtOlhando por cima a película nem lembraria uma produção da Disney, mas essa fez o favor de colocar um design infantil em um dos membros mais curiosos da tripulação da Palomino, o robô Vincent. Imaginem um R2D2 com visual mais cartunesco, porém com falas totalmente shakespearianas. Apesar de ser a criatura mais articulada e inteligente do grupo de heróis, seu visual acaba tornando-o um alívio cômico para o filme, como se os produtores não quisessem que tudo ficasse sério demais. O que era complicado já que toda ambientação do filme era sombria e desolada.

Até o ano de seu lançamento o filme era o mais caro produzido pela Disney e também o primeiro da empresa a não ter classificação livre, devido a muitas palavras fortes e cenas violentas. Na verdade não há palavrões e tão pouco sangue em todas as mortes do filme, mas tais cenas realmente estavam fora do padrão que o público conhecia como Disney na década de 70.

O Abismo Negro (The Black Hole)
Ano: 1979
Direção: Gary Nelson
Elenco: Maximilian Schell, Anthony Perkins, Robert Forster, Ybette Mimieux
Duração: 98 minutos

Anúncios

Uma resposta para “[Catacumba] O Abismo Negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s