[Catacumba] O Ataque da Mulher de 15 Metros

Attack-Hayes

Sempre quando algo me impede de ir ao cinema, lembro que no home-vídeo ainda existem muitos clássicos que ainda não vislumbrei. E O Ataque da Mulher de 15 Metros é um daqueles clássicos da ficção científica que vivem no imaginário de muita gente, mas que conhecemos mais pelas obras que o referenciam do que pelo produto original.

8120794512_05f935bfcb_zNancy Archer é uma ricaça que vive sendo traída por seu marido, Harry. A garota já teve muitos problemas com bebida alcoólica e após a saída de uma clínica de recuperação não possuiu credibilidade com a cidade em que mora, e muito menos com seu esposo que já a trocou por uma mulher mais jovem. Durante uma viagem de carro, Nancy acaba encontrando um “satélite” com um gigante dentro, e volta para a cidade desesperada com o que vi. Mas claro que ninguém acredita na ex-alcoólatra, fato que ajuda Harry a bolar um plano pra internar Nancy numa clínica de loucos e ficar com sua fortuna. O cara aproveita que a esposa está debilitada e tenta fazê-la voltar a beber, mas num momento de ódio Nancy decide que vai voltar a estrada e encontrar novamente o gigante, assim provando que não estava mentindo.

O casal acaba encontrando o gigante e sua nave na estrada, só que dessa vez ele captura Nancy !  Depois de descarregar sem efeito sua arma no monstro, Harry foge desesperado para a cidade mas mesmo assim tem forças pra agilizar sua fuga com a namorada. Só que para o azar dele, Nancy não havia morrido nas mãos do alienígena, mas acabara contaminada por uma radiação que pouco a pouco a transformava em gigante também. E dotada de tamanho poder, o que uma mulher traída faria ?

Attack_50ft_Woman-nurse2Na década de 50 os filmes sobre os efeitos da radiação eram bem populares e O Ataque da Mulher de 15 Metros seria mais um entre tantos se não fosse o fato de ter uma mulher como protagonista. O que não quer dizer que era uma ode ao feminismo, pois Nancy Archer era uma esposa subserviente á um marido cafajeste que a traia abertamente com outra na frente de todos ! Mas bem, os relacionamentos não são o mais interessante dessa obra, e sim a forma em como o tema “ser humano fica gigante” é abordado. Claro que não havia tecnologia pra mostrar de forma convincente uma criatura gigante na tela, portanto em boa parte do filme o que vemos são as reações dos atores a algo que deveria ser terrível ! É o principio dos bons filmes de terror: quando vemos uma pessoa aterrorizada em tela, automaticamente pensamos “o que diabos esse cara está vendo ???”, e daí cabe ao diretor conduzir a história para uma resposta interessante.

O filme é fácil de encontrar pela internet, dá pra assistir gratuita e legalmente. E pra quem se perguntou sobre que obra contemporânea referencia O Ataque da Mulher de 15 Metros, assista Monstros VS Alienígenas…a introdução já dirá tudo.

O Ataque da Mulher de 15 Metros
Ano: 1958
Direção: Nathan Juran
Elenco: Allison Hayes, Willian Hudson, Yvette Vickers, Roy Gordon
Duração: 65 minutos

PS: A sessão Catacumba Nerd foi criada com outro intuito mas decidi que indicar grandes clássicos da ficção científica também faz parte da ideia inicial deste site. Então com a maior frequência “possível” mesclarei esse tipo de indicação com obras mais recentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s