Gun X Sword

gun_sword_top_img03

Bem vindo ao planeta Endless Illusion, lugar desértico abandonado por Deus e pela sorte onde apenas os mais fortes sobrevivem e o mais fracos…vão levando a vida como podem. Esse mundo nos é apresentado por Van, um andarilho que percorre  essa “Terra” em busca de vingança contra o homem que matou sua noiva em pleno dia de casamento. Apartir dessa data tudo que Van faz é em prol do ideal de matar o seu rival, porém sua jornada seria menos solitária do que ele gostaria.

gunxsword_gallery_image3Gun X Sword é um anime de mechas lançado em 2005, e embora seu enredo pareça tradicional ele certas particularidades e muitas curiosidades que tornam cada episódio uma aventura especial. No primeiro capítulo, Van conheça a pequena Wendy Garret, que assim como ele possui uma história de vida trágica mas nem por isso quer continuar só em sua busca.  Nosso herói é um anti-herói clássico, habilidoso em combate e um pouco atrapalhado, e meio a contragosto acaba aceitando a companhia daquela garotinha…mal ele sabia que ela seria apenas a primeira de muitas pessoas que ele encontraria durante a sia trilha por vingança.

O grande trunfo de Van perante os criminosos fortemente armados de Endless Illusion é o robô gigante chamado Dann of Thursday, que fica alojado na órbita do planeta e só vem ao seu encontro quando convocado. A máquina vem do espaço em sua forma de espada, se trnasformando assim que Van entra em seu cockpit. Dann pertence a um antigo grupo de guerreiros conhecidos como Original Seven, onde o piloto precisava ser unido de corpo e alma a seu mech, assim criando uma arma de luta perfeita. Não vou revelar aqui o objetivo dessa organização, mas ao longo da série vocês entenderão (e se surpreenderão) em como Van veio a fazer parte dessa equipe.

DanSendo um anime de mechs, a primeira coisa que vem aos olhos é o estilo de Dann. Não bastasse estar “descalço”, ele se movimenta e emite sons semelhantes ao do Ultraman, o que já condiz com a forma que é chamado por Van: fazendo uma pose típica de transformação de super sentais. E se os Original Seven usam esses robôs nada clássicos (e mesmo assim muito estilosos), ao longo da série vemos outros que fazem referência a algo mais conhecido pelo público como Eldora Five e seus pilotos saídos de um anime super robôs dos anos 70/80 (como Voltus V e Voltron); e Volkein é um real robot estilo Gundam.  Só que Gun X Sword não é um anime gratuito, esses visuais dispares são perfeitamente explicados e contextualizados, com histórias paralelas tão ou mais interessantes que a do protagonista.

Na verdade a evolução dos coadjuvantes é mais visível que a de Van, pois sua obsessão em matar o vilão The Claw é tão grande que em vários momentos ele ignora tudo a sua volta e foca apenas em seus próprios interesses. Revendo o programa depois de tantos anos conferi que nos primeiros episódios realmente a aventura não cativa muito, mas como um bom épico a história fica cada vez mais interessante conforme aparecem novos coadjuvantes e mais detalhes do passado de nosso herói.

Faltou dizer que a série tem toda uma ambientação de faroeste, e o título se refere a Van, que é um habilidoso espadachim, e a Wendy, que carrega a arma deixada por seu irmão desaparecido.

Gun X Sword
Direção: Gorō Taniguchi
Duração: 26 episódios
Estúdio: AIC
Ano: 2005
Nota: 9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s