[Episódio 01] Defiance

Defiance 01

Além das expectativas. Foi a minha resposta após assistir o primeiro episódio de Defiance, nova série original do canal SyFy. O programa vem sendo alardeado em muitas mídias por ser parte de um mega projeto que envolve não só TV, mas também um game para PC, PS3 e XBOX 360, que acompanhará os eventos da telinha. Eu não pude avaliar o jogo, mas posso dizer que o piloto da série.

Defiance - Season 1Na TV, a história é mostrada apartir de 2046, 16 após a Terra ser invadida pelos Votans, um coletivo alienígena dono de imenso poder bélico, mas sem um lar. Conhecemos Joshua Nolan e sua filha Irisa Nyira, pai e filha que perambulam pelo planeta devastado em busca de sobrevivência. Os dois acabam indo parar em Defiance, cidade que antes da guerra era conhecida como St. Louis e agora é o maior centro comercial da Terra, abrigando tanto humanos como outras raças alienigena e mutantes. Essa pluralidade de indivíduos é comandada pro Amanda Rosewater, prefeita recem eleita, e paralelamente por alguns comerciantes mais ricos como Datak Tarr (pertencente a raça dos Castithan), e por Rafe McCawley, dono da maior e única mineradora da cidade. E embora a lei da cidade seja a mesma para todos, fica claro que cada raça tem suas próprias regras e nem sempre elas são de acordo com os ideais de Amanda. Nolan acaba entrando nessa de gaiato, sua intenção inicial era conseguir dinheiro pra sair da cidade e vender o artefato que ele e sua filha adotiva encontraram no último saque, mas as circustâncias farão que permanecça em Defiance por mais tempo que gostaria. Mesmo que num passado distante, ele havia lutado por aquela cidade.

Aliás, a filha adotiva de Nolan não é humana, e a forma como se conheceram na guerra é um dos mistérios mais interessantes que será desvendado em episódios futuros.

Defiance alien-robot

Defiance é uma colcha de retalhos muito bem armada de vários clichês da ficção científica recente, em especial o que foi produzido para a última geração de consoles, nada mais justo para um produto que prentende se alastrar pra todas as mídias possíveis. Fãs de Halo e Mass Effect com certeza irão se identificar com a forma que os votans são apresentados, pois se configuram num grupo de várias raças alienigenas distintas que  unem esforços por uma causa comum, e que de algum jeito acabam entrando no caminho da humanidade. Fato é que após a chegada deles na Terra o próprio conceito de humanidade é alterado já que extraterrestres passam a ter nosso planeta como lar, e como o tempo a convivência pacífica entre ambos acaba se tornando necessária. O que não quer dizer que todos sejam felizes com essa paz.

Defiance (2)Todas essas raças são mostradas de forma muito competente no primeiro episódio, o trabalho de maquiagem é excelente e tiveram até o trabalho de colocar muitas falas e coloquialismos em linguas alienígenas, inclusive músicas cantadas em idiomas desconhecidos. Em alguns casos, principalmente na aparição de monstros e invsasores voltans, utilizaram computação gráfica de nivel elevado, não vou dizer que é melhor que muita coisa do cinema mas são cenas que não comprometem a credibilidade da ideia que querem passar. A grande batalha campal no final do episódio piloto vai lhes provar o meu ponto… Mas como sempre espero que o uso de efeitos práticos seja o mais frequente, mesmo porque com certeza os demais episódios não terão o mesmo orçamento do piloto.

Defiance 03

Quanto ao enredo e o tipo de protagonistas, realmente ele pouco tem de original. Muitos até o comparam com a série Revolution (já comentada aqui no site uma vez), que também parte do principio de uma humanidade que tenta se reconstruir depois de uma evento catrastrófico, e fazem o expectador entrar na aventura pelo olhar de um guerreiro experiente tendo uma relação paternal com uma garota mais nova. A diferença é que Nyira é uma personagem muito mais complexa que Charlie Matheson de Revolution… pelo menos até o ponto que acompanhei a série, já que infelizmente ela foi decaindo demais após a estréia e preferi não continuar assistindo.

Mas Defiance tem a vantagem por já começar com um universo muito mais complexo e rico, estou ansioso pra conhecer mais dessa história. Para quem comprar o jogo, a promessa é de que o MMO vá sendo atualizado conforme os eventos apareçam na série de vice versa.

Defiance terá 13 episódios, e será exibido todas as terças feiras no canal SyFy.

Anúncios

3 Respostas para “[Episódio 01] Defiance

  1. Olhando a foto que abre o post me lembrou a série “O Mundo Perdido” que passava na Recordo, já a última, rapidamente me remeteu a raça Asari de Mass Effect. Até fiquei com vontade de assistir, mas em meio a dezenas de canais, justo esse não tenho (não está disponível na GVT nem a la carte) 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s