[Prévia] Elysium

Elysium - Spyder

Em 2159 o mundo conhecido é divido em 2 grupos, os pobres que ainda moram na Terra já muito devastada, e os ricos, que vivem na estação espacial Elysium, um lugar onde não há guerra, nem fome, nem doença. A secretária Rhodes (Jodie Foster) é a pessoa com o cargo de zelar pelo estilo de vida neste paraíso, e não tem nenhum tipo de escrúpulo para manter os imigrantes ilegais em seu devido lugar. Claro que sempre existirão pessoas que lutarão contra esse sistema, mas será que Max será aquele que finalmente derrubará o que Elysium representa ?

Elysium posterElysium é o novo filme de Neil Blomkamp, diretor de Distrito 9, filme de ficção científica lançado em 2009 que surpreendeu público e crítica ao mostrar uma excelente história que além de ter muita ação, também mostrou uma crítica social pesada ao regime do Apartheid. Quem não viu a película até hoje, veja, muito do clima de Distrito 9 também estará em Elysium com certeza. É o tipo de história que já vimos em muitas outras mídias, mas Neil mostrou que sabe muito bem jogar numa linguagem contemporânea, sem esquecer da diversão, toda a matriz do sistema capitalista: pobres sustentando ricos, que fazem de tudo pra continuarem ricos e manterem os pobres sempre pobres.

 Ontem graças ao pessoal do Pauta Livre News, tive a oportunidade de ir numa prévia exclusiva onde vislumbrei 10 minutos do filme, e no fim rolou uma entrevista bem interessante com Alice Braga e Wagner Moura, com direito a perguntas feitas por imprensa e público (ou seja, blogueiros), mas sem revelar muito da trama. Eu já gostava do trabalho que a Alice vem fazendo no exterior, mas foi muito legal mesmo foi ver várias cenas mostrando a atuação do Wagner Moura no papel de Spider, personagem que tentará ajudar Max (Matt Damon) à chegar até Elysium. Perguntado se o seu sotaque baiano tinha trazido alguma dificuldade pra interpretar esse papel em inglês, Wagner disse que a intenção do diretor era mesmo ter um elenco multiétnico representando os cidadãos da Terra, enquanto no satélite a população seria mais uniforme. Uma bela metáfora sobre a segregação não é ?

Quanto a produção, parece impecável. Nunca vi robôs tão realistas e críveis quanto de Elysium, o mesmo vale pra naves e  demais veículos mostrados, fora a ambientação meio apocalíptica que estava perfeita. E uma das maiores incógnitas é sobre o papel de Sharlto Copley, seria ele um vilão infiltrado mesmo ? Só vendo o filme pra confirmar.

O filme estréia em Agosto nos EUA, e no Brasil apenas em 20 de Setembro de 2013. Eu com certeza verei na estréia, e vocês ?

Anúncios

2 Respostas para “[Prévia] Elysium

  1. Na estréia, não sei, mas merece a visita sim.
    E tomara que a Jodie Foster tenha acertado um filme decente, gosto dela, mas a única coisa boa que lembro dela foi O Silêncio dos Inocentes.
    Já o Matt Damon depois que conseguiu “desgrudar” do Ben Affleck tem feito muita coisa legal, divertida.
    E que seja ficção científica da boa, para marcar história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s