Mobile Suit Gundam 00

Gundam 00 01

A franquia Gundam é uma das mais extensas que existem, a quantidade de material assusta qualquer espectador com pouco tempo ou paciência para entender sua cronologia, o que acabou dificultando muito a aceitação da série fora do Japão. Mas tudo isso mudou na década de 90 quando a Bandai adquiriu a Sunrise, empresa que produzia as animações de Gundam para TV e cinema. A prioridade agora era fazer histórias fechadas e com cronologias próprias, sendo cada nova série um apanhado de elementos do Gundam original, mas vistos por óticas diferentes. Mobile Suit Gundam 00 faz parte dessa nova leva, mas ignora quase que totalmente as premissas originais.

Setsuna e ExiaGundam 00 é ambientada em nosso calendário cristão (conhecido na série como Anno Domini), no ano de 2307. A ordem mundial é um pouco diferente do que conhecemos, pois a extinção dos combustíveis fósseis fez com que as nações se organizassem em novos blocos econômicos, sendo os mais poderosos aqueles que detêm a tecnologia baseada em energia solar, retirada diretamente do espaço por meio de 3 pilas que vão da Terra até o espaço. Os blocos que puderam bancar a tecnologia foram a União Européia,  que se tornou a AEU (Advance Europe Union) , Estados Unidos, Austrália e Japão que formaram a UNION, e por fim China, Índia e Russia criam a Liga de Reforma Humana, ou HRL. A rivalidade entre as nações é intensa, mas enquanto as três tem embates políticos e militares cada vez mais intensos, todas as nações que não podem pagar pela energia solar vivem em pobreza extrema. E é nesse momento que surge a Celestial Being, organização paramilitar que ataca TODAS as grandes potências ao mesmo tempo, declarando guerra ao atual sistema em que o planeta é governado. E a maior arma da organização eram os Gundam, mobile suits que utilizavam uma energia desconhecida, que conferia mobilidade e poder nunca vistos pela humanidade.

Dentro das 2 temporadas de Gundam 00, veremos os embates entre a Celestial Being e os demais blocos econômicos, que terão descobrir uma forma de derrotar a tecnologia dos Gundam, que se tornou seu inimigo comum. Será que a aliança definitiva entre os blocos é a solução, ou apenas parte do objetivo da Celestial Being ?

Gundam 00 é uma série fácil de se curtir, logo no primeiro episódio. Além do plot ser algo que hoje  vivenciamos duramente (olha a gasolina que não para de subir), os personagens principais mesmo um tanto bidimensionais, trazemelementos interessantes. Pra começar o protagonista não é japonês, e sim de árabe ! Ok, o character design denota o contrário, mas Soran Ibrahim (codinome Setsuna F Seiei) é original do oriente médio e foi criado na república fictícia de Kurdish. Ele vive a guerra santa desde seus 14 anos, e provavelmente já teria morrido em um dos muitos conflitos étnicos/religiosos do país se não tivesse sido escolhido para ser um dos gundam meister (pilotos) da Celestial Being. Os outros pilotos possuem histórias igualmente pesadas, mas não posso escrever tudo pra não estragar muitas surpresas.

Como qualquer boa história sobre conflitos militares, aos poucos a missão dos pilotos acaba se confundindo com seus objetivos pessoais, trazendo muitas reviravoltas para a trama e várias mudanças no planeta

Gundam 00 battle

Apesar de conhecer a franquia Gundam faz um bom tempo, 00 foi a primeira série que tive o prazer de acompanhar quase que simultaneamente com a exibição japonesa. Nela a Sunrise conseguiu misturar perfeitamente um visual moderno com a tradicional politicagem que permeia as animações da marca, mas infelizmente com personagens bem menos carismáticos. Alguns até dizem que 00 não passa de um remake em HD de algumas idéias de Gundam Wing (1995), por trazer de cara vários pilotos e vários mechas diferentes, coisa que era bem incomum na cronologia oficial criada em 1979 por Yoshiyuki Tomino. Bom, com certeza quem faz esse tipo de comparação entre 00 e W, não viu as duas séries inteiras ou só consome garage kits… Mas vamos voltar ao foco da postagem né ?

Recomendo 00 não só para os fãs de uma boa animação sobre um drama de guerra, mas principalmente para aqueles que sempre veem os animes com maus olhos. De alguns anos pra cá a credibilidade das produções japonesas tem caído muito entre o público adulto brasileiro, justamente pelo material em evidência ser o mais pasteurizado possível. Nada contra animes voltados ao público infantil ou adolescente (simplesmente não sou mais o público deles), mas muitos ignoram a possibilidade de existirem coisas diferentes e impactantes vindos da terra do Sol nascente.

Mobile Suit Gundam 00
Direção: Seiji Mizushima
Duração: 50 episódios (divididos em 2  temporadas) + o filme A Wakening of Trailblazer
Estúdio: Sunrise
Ano: 2007
Nota: 9

E uma curiosidade para quem pelo menos viu os dois videos, no inicio da série os gundams realmente tinham um design que fugia um pouco do conceito clássico, que acabou sendo readotado na 2ª temporada devido á reclamações do público japonês. O que achei uma pena, pois adoro esse tipo de releitura quando feito fora das séries do Universal Century.

Anúncios

2 Respostas para “Mobile Suit Gundam 00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s