[Jogando] Sine Mora

Lançado em Março de 2012 pra XBOX 360 (atualmente também no PS3, PSVita e PC), esse shmup acabou provando ao mercado que com um pouco de criatividade e inovação, ainda ha muito o que se oferecer dentro de qualquer genêro de games. Criado pelo estúdio húngaro Digital Reality e pelos japoneses da Grasshopper(do Suda 51), Sine Mora é um jogo de tiro vertical aparentemente ‘padrão’, com vários aviões pra escolher, chefes de fase gigantescos e um uma jogabilidade estilo bullet hell pra nenhum fã hardcore botar defeito. Muitos podem até se assustar ou ignorar esse título quando uma resenha menciona o termo bullet hell, mas a novidade é que o jogo o convida a destruir mais e mais inimigos (e não só  desviar pra chegar no chefão) para manter-se vivo, de uma forma nunca vista ate hoje.

Em Sine Mora (latim para ‘sem demora’) o mote de toda trama e a forca motriz da jogabilidade é o tempo.  Aqui no lugar de vidas ou barras de energia, temos uma mecânica que beneficia o jogador que destroi mais inimigos, ao mesmo tempo que se desvencilha de seus projéteis. Cada fase do jogo tem uma limitação no relógio, sendo que os segundos aumentam quando você derruba uma nave rival, e consequentemente diminui quando se sofre um dano. Se mesmo assim o jogo parece difícil (e é díficil pra c@&#*$!! ) pra vocês, alguns power-ups são liberados conforme se derrubam inimigos em sequência, dando a sua nave habilidades pra desacelerar o relógio por um período limitado.

Sei que nos jogos “de navinha” recentes, a maior reclamação dos jogadores mais old school é a dificuldade de entender o que acontece na tela, facilmente confundindo um tiro inimigo com um item ou power up, e as vezes a própria nave fica imperceptível naquele carnaval de cores psicodélicas. Mas ao contrario dos jogos da Cave (a maior publisher de bullet hells), em Sine Mora os gráficos não jogam contra você, sendo fácil identificar sua nave no meio dos tiros, bem como encontrar mais de um caminho pra fugir deles.

Gráficos: ótimos. Design de fases, naves e personagens: soberbos. Jogabilidade e fator diversão: impressionantes. Preço do jogo: menos de 20 reais ! Então por que um título tão alardeado pela mídia especializada foi ignorado pela maioria dos gamers ?

SINE MORA

Desenvolvido por: Digital Reality, Grasshopper Manufacture

Plataformas: Xbox 360, PS3, PSVita, PC

Nota: 9

O jogo só não leva nota máxima devido a trilha sonora um tanto fraca, e uma história intrincada narrada de forma impossível de entender. E olha que o jogo tem legendas em português !

Anúncios

4 Respostas para “[Jogando] Sine Mora

  1. Acho que não tinha lido o texto inteiro da primeira vez… acho que parei de ler quando li “bullet hell” hauahauah.

    Sensacional o jogo cara, assino embaixo em tudo que você disse! E realmente é um jogo que merecia estar indicado na VGA!

    • Não é tão difícil não cara! Até eu que sou ruim passei várias fases. Ele não é bullet hell sádico, ele é bullet hell mais para assustar, mas tem vários pontos cegos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s