Independência Brazuca: (fdp)

Aqui é o país do futebol, já dizia Wilson Simonal. Muitos não gostam do esporte por causa do frenesi que o acompanha no Brasil, como as torcidas organizadas e as redes sociais “on fire” nas quartas-feiras…mas é burrice negar que existem boas produções relacionadas ao futebol, sejam elas músicas, jogos eletrônicas, comédias com atores globais ou biografias melodramáticas. E a nova produção da HBO e da Prodigo Films, trata de um dos personagens mais odiados do futebol: o juíz.

A série (fdp) estreou dia 26/08 no canal pago HBO, e trará 13 episódios contando a história de Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza), um árbitro que sonha em apitar uma partida na Copa do Mundo. Os capítulos sempre começam com um devaneio de Juarez, seguido do despertar para a realidade e a apresentação de mais um problema para o personagem. Porque não basta a batalha que trava nos estádios, chegando em casa ainda precisa lidar com sua mãe, viúva hipocôndriaca e problemática, que ainda por cima namora um argentino de vida mansa. E o que torna a situação mais bizarra é que ele está ali devendo a um dispendioso processo de divórcio, em que além de perder a mulher que ama (mas a traiu), tem de vê-la ser constantemente ser cortejada por  Rui Zwiebel, o advogado da separação.

A sinopse pode parecer muito novelística, mas o argumento certeiro mescla bem os momentos dramáticos da vida particular do “herói”, seu trabalho para a federação de arbitragem, convívio com seus auxiliares, amigos e… prostitutas. Sim amigos, esse é um seriado da HBO, então não esperem algo totalmente convencional, mesmo tendo um tema convencional ! Felizmente (fdp), mesmo para quem não gosta de futebol, deixa fácil reconhecer todos os clichês que envolvem o esporte e por um momento fazer parte daquele mundinho. E vale a pena, garanto.

Creio que poucos sabem (acredito eu), mas existe uma lei de cotas referente a quantidades de séries nacionais a serem exibidas na TV paga. Isso poderia ter dado inicio a produtos tecnicamente duvidosos na programação, mas acabou servindo de brecha para alguns produtores conseguirem viabilizar ótimas ideias como (fdp) e a recente Preamar, também exibida em 2012 pela HBO.

Acompanhem (fdp) todos os domingos na HBO.

Anúncios

Uma resposta para “Independência Brazuca: (fdp)

  1. Parece ser bem interessante. Sempre fui entusiasta de séries brasileiras. O problema é que na TV aberta, sempre insistem em fazer só novelas ou séries com formatos de novela. Mas tem coisas boas, uma pena que ultimamente a maioria tem ficado na TV paga. (*pena para mim que não tenho TV paga, para quem tem é uma boa e justifica o investimento).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s