Overman King Gainer

Ainda estou tentando entender por que o criador da franquia Gundam inventou um robô de cabelo (!) rastafari, pilotado por um expert em videogames…


Após um evento cataclísmico (não explicado no começo do anime), o que sobrou da humanidade passou a viver em cidades hermeticamente fechadas chamadas Domepolis, que os protegiam do ambiente inóspito que a Terra havia se tornado. Acontece que tais cidades não eram mantidas por um governo civil, e sim por vários conglomerados que se mantem graças ao trabalho dos cidadãos, que no fim das contas não teriam como sobreviver fora dos domos… ou é o que a IMA (International Management Authorithy) fazia as pessoas acreditarem ! Como haviam se passados muitos anos do cataclisma, alguns grupos começaram a acreditar que a Terra poderia ser habitável novamente, dando origem a um movimento conhecido como Êxodo (ou Exodus). Só que a IMA não permitiria tal afronta a seus “negócios”, e ordenou que seu grupo militar (o Saint Reagan) começasse a prender tais revolucionários, e também prováveis dissidentes dos domos. E no meio de tudo isso é que encontramos Gainer Sanga, estudante colegial e exímio jogador de vídeo-game que acaba sendo preso pela polícia como suspeito de participar do Êxodo na Domepolis da Sibéria. Mas na cadeia ele encontraria uma pessoa que mudaria o rumo de sua vida para sempre. 


O pano de fundo usado em Overman King Gainer é dos mais interessantes, que fã de ficção (ou um cristão, sei lá) não chegou a cogitar o que aconteceria com o que sobrou da humanidade após o fim do mundo ?  Protagonizaríamos um filme pretensioso do Michael Bay ? Ou só bastaria aceitar o arrebatamento ? No primeiro episódio da série entendemos superficialmente o que aconteceu com a Terra, e infelizmente as coisas acontecem tão rápido que mal da tempo de entender a motivação dos personagens. Gainer é capturado pela polícia e na prisão conhece o misterioso Gain Bijou, que com uma mentira deslavada o convence a ajuda-lo a roubar um dos overman (mechas antigos) do castelo do Duque Medaiyu. O moleque que não tinha nenhum treinamento militar já sai pilotando a máquina com facilidade, inclusive vencendo umas das guerreiras mais habilidosas da Saint Reagan ! Um começo clichê até dizer chega, mas acrescento que o anime melhora bastante logo no segundo episódio. Conhecemos mais sobre as pessoas que arquitetaram o Êxodo e o protagonista se mostra não tão interessado na causa deles, pois foi criado com uma visão errônea desse tipo de pessoa. 
E sim, essa abertura é bem mais alegre que boa parte da série. Eu já havia assistido um episódio anos atrás, mas só fui assistir a série mesmo depois de me empolgar jogando com o Overman na série Super Robot Wars, do PS2, e infelizmente só em japonês. O que não chega a ser um empecilho pra terminar os jogos mais de uma vez 🙂

Overman King Gainer (2002)
Direção: Yoshiyuki Tomino
Duração: 26 episódios
Estúdio: Sunrise
Exibição: WOWOW
– Também foi publicado um mangá da série entre 2002 e 2009, escrito pelo próprio Tomino, e que totalizou 7 volumes. Ainda não tive a oportunidade (e tempo) de ler, mas com certeza aborda certos temas do anime de forma menos rasa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s