Zero Zero Nine-One

Mylene Hoffman é a agente secreta 009-1, uma ciborgue espiã do grupo 00 que tem como maiores armas a sua beleza… e seios com metralhadoras embutidas ! 


Zero Zero Nine One é um anime de espionagem baseado no mangá homônimo de 1967, criado pelo mestre Shotaro Ishinomori. Apesar do nome referir a outro famosos título do autor (Cyborg 009), essa obra tem um foco totalmente diferente e um apelo muito maior ao público masculino: voluptuosas agentes secretas.

A história mostra o embate entre dois blocos econômicos com ideologias distintas conhecidos apenas como Oriental e Ocidental, que já nos remete a Guerra Fria. Os dois grupos celebram para olhos civis uma trégua a muito esperada, mas nas entrelinhas muitas pessoas influentes desses blocos confabulam pra continuar com a guerra. Por meio da alta espionagem, ambos fazem de tudo pra conseguir mais recursos pra vencerem o conflite, e é aqui que entra a Organização Zero Zero, grupo filiado ao bloco Ocidental que usa ciborgues para realizar as missões. A equipe mais eficiente Dentro da organização é a 009, composta por 13 garotas ciborgue, cada uma com habilidades distintas de combate, sendo Mylene a mais “balanceada” de todas.

Creio que para a maioria dos fãs de anime e mangá do Brasil, Shotaro Ishinomori é conhecido apenas como o pai das franquias Kamen Rider e Super Sentai. O que não é pouca coisa, já que esses personagens estão por ai enchendo os bolsos da Toei até hoje… Mas vale comentar aqui que a obra dele se estende por mais uma dezena de personagens, tendo como constante o uso de seres mecanicamente ou geneticamente alterados, criaturas atormentas que vivem a tênue linha entre homem e máquina. 009-1 aplica essa “formula” num plano de fundo de espionagem, tema relevantíssimo na época que o mangá foi publicado. Esse anime de 2006 (12 episódios) traz bem esse climão ao mostrar logo no primeiro episódio todas as referências a espionagem que a cultura pop nos ensinou: disfarces espetaculares, armas escondidas, vilões feios/caricatos e um protagonista amoral. O character design retrô dos personagens nos coloca facilmente nessa ambientação, o que pode não ser tão agradável para os mais novos. Esse é um ponto crucial pra se gostar do anime: sem se importar com essas referências, o anime tem relevância pra você ?  Se não tiver o minimo interesse no tema espionagem, e só gostar de personagens desenhados “estilo Naruto”, é bem possível que o leitor ignore 009-1 sem pestanejar.



Opinião SMR: Achei o anime bem interessante, pois era um trabalho do Ishinomori que eu desconhecia totalmente. A história é simples e sem muitos rodeios, focando bem na ação e nas habilidades especiais das agentes da Organização Zero Zero. Para alguns, o anime pode parecer apelativo devido a exploração constante da sensualidade das protagonistas. Mas por mais machista que seja essa afirmação, que homem não admite que a sedução é a arma mais poderosa do sexo oposto ? Então é natural que agentes secretas usem tais armas, tal qual o 007 (das antigas) conquistava lindas garotas apenas pra atingir seus objetivos: salvar o mundo e matar o vilão da vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s