Robô Comando

Neste post, trago a vocês um livro… não, um jogo… na verdade, as duas coisas juntas: um livro-jogo chamado Robô Comando! “Mas o que diabos é um livro-jogo?”. Se trata de um livro com uma história interativa onde, de acordo com suas decisões, você é levado para rumos e até finais diferentes. Geralmente, em cada trecho você tem duas ou até mais alternativas, para cada uma delas você é direcionado à uma página distinta.

Em Robô Comando, você é um fazendeiro na terra de Thalos. Mas no lugar de gado, você doma Dinossauros!!! Para isso, você usa um robô Mark 5A, mais conhecido como “Cowboy”. O livro apenas explica que os humanos aprenderam a conviver com os dinossauros, agora o que faziam com eles, eu não sei! Um mega-churrasco, talvez? 😉

 

O povo de Thalos, sempre foi inimigo dos Karosseanos e o que sempre impediu um combate direto, foram os dinossauros agressivos, mas agora com eles domados e com ajuda de robôs, resolveram partir para cima. Mas ao invés da força bruta, optaram por um meio mais, digamos, sutil: criaram uma arma química ou vírus (isso não fica bem claro) que fez toda a população cair no sono. Mas sono profundo mesmo, praticamente um coma! E para variar, você foi o ÚNICO que permaneceu acordado. Então cabe a você salvar o dia… é amigo, vida de fazendeiro não é fácil!

É aí que começa o jogo propriamente dito e você já deve tomar sua primeira decisão, que será muito importante para o decorrer do jogo: escolher um robô padrão “cowboy” Mark 5A (citado anteriormente), que é andarilho e mais indicado para combate, ou um “Vespa” que é um robô voador e veloz, mas muito fraco para enfrentamentos. Ou seja, se você quiser ir para confronto direto, dando porrada em robôs e dinossauros, o mais indicado é o cowboy, agora se quiser ser mais furtivo evitando o confronto direto, prefira o “Vespa”

Apesar desta escolha inicial, você terá oportunidades de trocar de robô, quando ver algum estacionado dando sopa, o que salvará sua pele quando o seu estiver danificado. Pois vale lembrar que seu robô tem atributos como: Armadura, Velocidade e Combate. Portanto, ao longo das batalhas, ele poderá (e vai) sofrer danos e a certa altura, a troca é inevitável.

Falando em atributos, os robôs que você encontra, podem ter características diferenciadas. Mas há algo interessante: antes de começar o jogo, você lança os dados e com o resultado deles, você monta os atributos do seu próprio personagem, como: Energia, Habilidade e Sorte. Tudo isso poderá ser anotado em Papel (o livro vem com uma página chamada Folha de Aventuras para anotar essas informações, mas eu prefiro anotar separadamente). O legal, é que assim como em jogos de RPG dos vídeo games, você pode acumular itens em seu inventário, como kits médicos ou até outros equipamentos que poderão ajudá-lo no avanço da aventura.

O Sistema de Combates é baseado em turnos, você anota as informações dos inimigos e vai lançando dados, tanto para seus ataques, quanto para o deles.

Robô Comando, foi o primeiro dos livros-jogos que tive contato e também o meu favorito. Não só por ele ser de robôs, mas pela sua narrativa e liberdade de escolha, não só no que tange aos rumos da história, mas também quanto a possibilidade de pilotar vários robôs diferentes. Sem contar que em certos momentos, você pode saltar do robô e fazer algumas missões a pé. Quando o joguei, fiz apenas um dos finais (se não me engano, existem 2 ou 3). A sensação de satisfação e de “missão cumprida” são indescritíveis!

Para quem gosta de robôs gigantes, no estilo Gundam ou Transformers, com certeza vai “se amarrar” em Robô Comando. Um detalhe que vale a pena comentar, é que apesar de grande parte do livro ser composto de texto, temos muitas ilustrações legais. Uma das mais marcantes é do “Robô-Transformer” que lembra muito o “Change Robô” dos Changemans!

Termino por aqui, infelizmente esse livro é bem antigo e um pouco difícil de encontrar, mas tente a sorte em alguns sebos que talvez você consiga. Se quiser ler mais sobre livros-jogos, veja também este post que fiz no meu blog pessoal:

Até a próxima!!

Anúncios

5 Respostas para “Robô Comando

  1. Valeu pelo comentário!

    Pode crer! O que você terminou foi aquele que tu me passou? Pois tem 2 “Guerreiro das Estradas” se não me engano, depois vou dar uma olhada! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s